Julgamento: – “Divisor de águas para a evolução de criadores de gado de pulo no Brasil”.
Ao contrário do que muitos pensam, o julgamento de touros de pulo é peça fundamental para a evolução do animal no Brasil.
No campeonato Jovens Touros, fomos na contramão das grandes festas de peão realizadas no Brasil, pois queremos proporcionar aos criadores e seus animais uma disputa justa.
Compreendemos que preestabelecer critérios para o julgamento torna a disputa isenta, vencendo de fato o melhor animal. Os critérios utilizados no torneio são os mesmo utilizados pela PRB Mundial e pela ABBI norte americana, evidenciando quem são, verdadeiramente, os astros da disputa: os animais e os competidores. Quando envolvemos dinheiro em competições é impossível julgar um animal de forma justa sem estabelecer previamente critérios, até mesmo para possibilitar aos criadores a interpretação correta da performance de seus animais e das decisões dos jurados.
Os critérios de avaliação utilizados estão definidos em 5 quesitos:
Entender os critérios, possibilita ao criador estabelecer quais diferenças houve entre seus animais e os outros participantes do evento.
Nesse campeonato, utilizamos de cinco juízes, um deles é o responsável pelo cronômetro e os outros quatro pela avaliação dos animais através dos quesitos mencionados.
Ressalta-se que o campeonato Jovens Touros quer com esse estilo de julgamento, prezar pela igualdade de condições a todos os criadores, e em hipótese alguma criadores renomados serão privilegiados sobre os iniciantes. Objetivamos a imparcialidade em todas as avaliações.
Deixe sua resposta